A maior parte do Trecho Sul ainda não dispõe de iluminação, ou funciona à base de geradores
O projeto de iluminação do Trecho Sul do Rodoanel Mario Covas irá atender apenas parte de seus 61,4 km de extensão, inaugurados há quase dois meses, segundo apurou a Reportagem do Jornal Na Net. Em consequência, as pistas estão praticamente às escuras. Mesmo nos locais onde a iluminação foi implantada há vários pontos de escuridão, já que boa parte das lâmpadas queimou, como na região de Embu das Artes.
De acordo com a Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A), responsável pela obra, rodovias não contam com sistema de iluminação em toda a extensão, mas há luz em áreas com curvas perigosas, trechos urbanos e pontes.
Por enquanto, os únicos pontos iluminados do Trecho Sul são as pontes sobre represa Billings, com 1.775 metros de extensão, e os trevos de acessos, onde são usados geradores elétricos. Também funcionam por geração de energia o SAU (Serviço de Apoio ao Usuário) e o posto do Comando de Policiamento Rodoviário, na divida de São Paulo e São Bernardo do Campo.
A iluminação nas futuras praças de pedágio será concluída até o final de junho, informou a Dersa por meio de nota à reportagem. A implantação de câmeras de monitoramento na rodovia segue o mesmo cronograma.
De acordo com a empresa, estão previstas 51 câmeras integradas, que fornecerão informações aos seis painéis de mensagens colocados nos seguintes trechos: Nas interligações com as rodovias dos Imigrantes e Anchieta e na entrada da cidade de Mauá, em ambos os sentidos.
(Texto: Luis Roberto Moura – 23/05/2010 – www.jornalnanet.com.br)