A próxima mesa do ciclo de debates Governar após junho acontece nesta quarta-feira, dia 12, às 19 horas na Câmara Municipal de São Paulo. Lúcio Gregori, ex. secretário de transporte de São Paulo, Altino de Melo Prazeres Junior, presidente do Sindicato dos Metroviários e um representante do Movimento Passe Livre vão debater transporte público e política urbana. O Seminário é organizado pela Fundação Lauro Campos e pelo Diretório Estadual do PSOL SP.
Tais debates foram pensados como um fórum aberto de discussões a respeito dos desafios para um governo de esquerda que queira estar à altura dos acontecimentos atuais e da insatisfação social. O Seminário servirá de subsídio para a elaboração de propostas alternativas que serão defendidas pelo PSOL nas eleições de 2014, mas servirão principalmente para ajudar a construir propostas de esquerda para o debate mais geral na sociedade.
Lúcio Gregori foi secretário de transporte no governo Luiza Erundina, apresentou na então administração petista a proposta de Tarifa Zero. O Sindicato dos Metroviários tem estado à frente da luta contra o sucateamento e contra as privatizações do Metrô. Já o MPL foi o principal movimento na luta contra os aumentos das tarifas de transportes que resultaram nas grandes manifestações de junho de 2013 e na revogação dos aumentos.
A primeira mesa do Seminário Governar após junhoaconteceu no dia 22 de fevereiro e reuniu cerca de 300 pessoas, participaram da mesa os intelectuais Chico de Oliveira, Paulo Arantes e Laymert Garcia dos Santos e o presidente estadual do PSOL SP Paulo Búfalo. O primeiro debate foi coordenado pelo filósofo e professor da USP, Vladimir Safatle.
Os debates vão até junho, ao todo serão 9 mesas temáticas, além de debates em cidades do interior, do litoral e da Grande São Paulo.
Veja a programação que já está confirmada:
12 de março (quarta-feira) – 19h – Transporte público e política urbana
29 de março (sábado) – 13h30 – Segurança Pública e direitos humanos
12 de abril (sábado) – 13h30 – Direito à cidade, habitação e o legado da Copa do Mundo
26 de abril (sábado) – 13h30 – Política econômica, trabalho e emprego
10 de maio (sábado) – 13h30 – Saúde mental e política de drogas
24 de maio (sábado) – 13h30 – Democracia Direta
7 de junho (sábado) – 10h – Educação
10 de junho (terça-feira) – 19h – Ecologia