Nós do PSOL – Partido Socialismo e Liberdade de Sorocaba, por meio das candidaturas de Raul Marcelo a prefeito e Amarildo dos Santos a vice-prefeito e da chapa de candidatos a vereadores(as), agradecemos os quase 50 mil eleitores que compreenderam e apoiaram nossas propostas.
Nosso partido apresentou um programa de governo voltado apenas ao interesse público, liberto da influência de lobistas e financiadores de campanhas eleitorais. Para o PSOL, moradia digna, transporte coletivo, democracia participativa, saúde, educação pública de qualidade, preservação ambiental e respeito aos movimentos sociais são prioridades máximas.É nosso entendimento que as outras candidaturas com a qual disputamos o pleito eleitoral, PSDB, PMDB e PT, têm a mesma prática e projetos políticos similares, muito distantes dos objetivos que orientaram o PSOL no processo eleitoral.Importante dizer que as candidaturas do PMDB e PSDB continuam sub judice, o Tribunal Superior Eleitoral-TSE ainda não julgou definitivamente a aplicação da Lei da Ficha Limpa. Repudiamos a lentidão da Justiça Eleitoral em fazer valer essa importante lei de iniciativa popular.
O candidato do PMDB (agora oficialmente com apoio do PT) e do PSDB, que se enfrentam neste segundo turno, são originários do mesmo grupo político, avalistas da lógica neoliberal que espoliou o país e os trabalhadores com privatizações, reformas previdenciárias e a priorização aos interesses financeiros especulativos.
Os dois candidatos, hoje adversários, estiveram juntos em sucessivos governos municipais de Sorocaba e não implementaram políticas voltadas para atender as necessidades da população.
Ambos participaram ou apoiaram das últimas Administrações Municipais, marcadas por denúncias de irregularidades, fraudes à Lei de Licitação, escândalos nas páginas policiais como a “Operação Pandora”, entre outros.
O enorme distanciamento desses candidatos dos princípios políticos e programáticos que orientam nosso Partido nos leva a decidir, em plenária realizada neste dia 20/10/2012, não apoiar nenhum dos candidatos que pleiteiam à Prefeitura de Sorocaba nesse segundo turno.
Sorocaba, 20 de outubro de 2012.