Na manhã deste domingo (23/05), uma grande manifestação tomou conta do Parque do Ibirapuera, em São Paulo. O ato “O Futuro é Nosso e o Voto Também” foi organizado pela Rede de ONGs da Mata Atlântica, no âmbito do projeto Viva a Mata 2010, e reuniu centenas de ativistas contra as mudanças no Código Florestal e na legislação ambiental brasileira, defendidas por setores específicos representados por alguns deputados.
A ação faz parte da campanha “Os Exterminadores do Futuro”, lançada em março pela organização SOS Mata Atlântica, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para os políticos que defendem retrocessos na legislação ambiental brasileira e colocam em risco patrimônios nacionais e conquistas importantes da sociedade civil.
“A ação mostra a necessidade da sociedade levar em conta as questões ambientais na hora da eleição. Daí, o nome, o futuro é nosso e o voto também”, explica Mario Mantovani, diretor de Políticas Públicas da SOS Mata Atlântica.
Durante o ato, os manifestantes mostraram simbolicamente com caixões que a biodiversidade, o clima, as florestas e a água do território estão sendo enterrados, junto com as futuras gerações.
O deputado federal Ivan Valente participou da ação e falou das dificuldade em combater os interesses ruralistas na Comissão Especial que está discutindo mudanças no Código Florestal.
“Tudo indica que o relatório que será apresentado pelo deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) apontará para a revogação, na prática, da Lei de Crimes Ambientais, o zoneamento ecológico e urbano, o Sistema Nacional de Meio Ambiente e o Sistema Nacional e Unidades de Conservação. A lógica que impera na Comissão é a do produtivismo. Mas a floresta em pé é cem vezes mais importante do que as árvores no chão para se plantar cana ou criar gado. Por isso, este contraponto da sociedade é importante, porque cria um outro referencial no debate no Congresso”, afirmou Ivan Valente.
O parlamentar, líder do PSOL na Câmara, apresentará um voto em separado para ser votado na Comissão Especial do Código Florestal.
CLIQUE AQUI para assistir ao vídeo sobre o ato “O Futuro é Nosso e o Voto Também” no Ibirapuera.