A crise estrutural do capital
István Mészáros, Boitempo Editorial
A publicação A crise estrutural do capital , de I. Mészáros, é uma coletânea de 5 textos, 4 deles publicados no Brasil entre 1983 e 2002, uma conferência realizada em Londres e uma entrevista para a Socialist Review (2009).
István Mészáros, filósofo húngaro marxista, ao contrário daqueles que acreditaram na capacidade de o “capitalismo organizado” superar as crises, ou de sua evolução levar a uma transição pacífica ao socialismo e, ainda, ao contrário de tantos que ignoraram as novas formas de capital atuantes na experiência do leste europeu, desde pelo menos a década de 1980, já assinalava que o caráter destrutivo do capital continuava a ser o maior impedimento à emancipação dos trabalhadores e à sobrevivência da humanidade.
Como nunca, a obra de Mészáros e o mundo convergem; como nunca, a atualidade e a profundidade de sua crítica tanto ao sistema do capital quanto à esquerda mundial, que não conseguiu se desvencilhar de suas formas pós-capitalistas ou da estratégia social-democrata, se tornou tão cotidianamente evidente. Que, portanto, seu pensamento encontre vivas resistências entre tais forças da esquerda na mesma dimensão em que é hoje bem recebido em outros setores não comprometidos com o passado, não é de modo algum surpreendente.
O núcleo articulador dos textos dessa coletânea é a extrema dificuldade do sistema do capital encontrar saídas para a crise estrutural, bem como a falência das correntes de esquerda que tentaram realizar o socialismo pela via institucional e no interior dos parâmetros estruturais do sistema. Mészáros, em função dessa experiência histórica de derrotas, e da crítica radical que faz da fase destrutiva do capital que caracteriza a nossa época, coloca neste livro a necessidade histórica inadiável da formulação de uma teoria de transição ao socialismo, por meio da articulação das forças do trabalho ao redor de uma ofensiva socialista, na direção da realização da igualdade substantiva.
Cristina Paniago
Professora adjunta da Universidade Federal de Alagoas e autora de Mészáros e a incontrolabilidade do capital , um estudo sobre o Para além do capital (EDUFAL, 2007).
Leia também:
As tarefas à nossa frente – Trecho de uma Entrevista com István Mészáros