Na sessão plenária realizada em 09 de agosto na ALESP, o professor e deputado Carlos Giannazi — membro titular da Comissão de Educação — cobrou a Secretaria Estadual da Educação a implantação do ensino da Língua Espanhola e de Música nas escolas da rede estadual, como dispõe respectivamente as leis federais 11.161/05 e a 11.769/08.
No levantamento apontado por Giannazi, das 3655 escolas da rede estadual que tem o Ensino Médio apenas 1195 oferecem, e de forma precária, o Espanhol, que é lecionado fora do horário regular, contrariando a lei. Segundo ele, a SEE teve 5 anos para implantar as aulas, mas não viabilizou as mesmas aos alunos. Sobre o ensino de Música, o parlamentar afirmou que o prazo para a implantação vence no próximo dia 18 de agosto e até agora não há indício nenhum de que as aulas serão implantadas. “A secretaria tem que aparelhar as escolas, contratar professores etc.), disse.
O deputado vai acionar a Comissão de Educação para que a mesma cobre da SEE a implantar corretamente o Espanhol no Ensino Médio e que haja a imediata oferta do ensino de Música na rede estadual de ensino. “A inclusão de Música no currículo deve estimular o desenvolvimento mental, sensibilizar o aspecto emocional e contribuir para uma melhor coordenação motora dos alunos, tudo em processo de formação. Já o Espanhol é ferramenta de qualificação ao mercado de trabalho e língua essencial nas relações econômicas, culturais e sociais entre os países do cone sul”, argumentou Giannazi.
Do site do deputado estadual Carlos Giannazi – PSOL/SP