O Deputado Federal Ivan Valente entrou, na última sexta-feira (29/7) com uma representação ética junto ao CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), com pedido de liminar para suspensão da campanha “Sou Agro”, veiculada amplamente nos meios de comunicação nacionais. A campanha procura transmitir a idéia de que o agronegócio é importante para as famílias brasileiras. As peças publicitárias, no entanto, desrespeitam normas que regulamentam a veiculação de publicidade em território nacional, previstas no Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária.
O Código estabelece, por exemplo, que toda propaganda deve ter seu anunciante identificado de forma ostensiva. A campanha “Sou Agro” ignora este aspecto, omitindo do telespectador, ouvinte ou leitor quais as empresas responsáveis pela iniciativa. Apenas por dois segundo, ao final das peças, aparece a sigla ABMR&A, cujo significado sequer é apresentado.
Além disso, a campanha exibe dois reconhecidos artistas da televisão brasileira – Lima Duarte e Giovanna Antonelli –, fato que, somado à ausência de ostensividade da entidade responsável pela campanha, pode gerar confusão na população, levando-a a crer que ambos os atores são os responsáveis pela iniciativa.
“O cidadão brasileiro está sendo privado de seu direito à informação de quem são os verdadeiros responsáveis pela campanha: empresas como a Cargill, Bunge, Vale, Monsanto e Nestlé, além de diversas associações corporativas de empresas que atuam na área, como a Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso, a Associação Brasileira de Celulose e Papel e a União da Indústria de Cana de Açúcar”, criticou Ivan Valente. “Qual a razão dessa omissão?”, questiona.
A representação pede a imediata suspensão da campanha publicitária, via liminar, até sua adequação ao Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária. Se considerar a denúncia procedente, a diretoria do CONAR encaminha ainda o caso a um relator membro do Conselho de Ética, que terá o dever de produzir um parecer sobre a denúncia, levado posteriormente à votação do mérito.