Mogianos participaram ontem de uma manifestação de apoio ao protesto promovido pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) contra o possível envolvimento do deputado federal Valdemar Costa Neto (PR), o Boy, no escândalo do Ministério dos Transportes. Esse ministério é comandado pelo PR, partido aliado da presidente Dilma Rousseff (PT) e controlado por Costa Neto.
A manifestação realizada no largo do Rosário foi coordenada pela ex-vereadora Inês Paz e militantes do PSOL, que entregaram panfletos com informações sobre a participação de Boy em supostos esquemas de desvios de recursos públicos em obras contratadas pelo ministério. Ao microfone a ex-vereadora e outras lideranças da legenda usaram termos pesados para falar do envolvimento de Costa Neto no escândalo.
“Nós defendemos investigação rigorosa de todas as obras financiadas pelo Ministério dos Transportes e governo federal em Mogi e a cassação do mandato do deputado. Essa é a segunda vez que ele aparece como líder de um esquema de corrupção. Queremos conscientizar a população contra esses seguidos ataques de uma liderança da cidade aos recursos públicos”, resumiu Inês Paz. O PSOL já apresentou, no Congresso Nacional, dois pedidos de investigação: “Defendemos que o mandato de deputado dele seja cassado”.
“Acho que o deputado precisa trabalhar para conseguir verbas para Mogi, mas não deveria se envolver em irregularidades”, disse o professor Leandro Romero da Costa: “Se ficar confirmado que houve desvio de recursos públicos, defendo a cassação”. A estudante Karen Dias Soares lamentou a falta de interesse de muitos jovens para as questões políticas: “Eu acho que esse protesto é válido para chamar a atenção das pessoas. Precisamos de deputados, mas eles precisam trabalhar com transparência. Acho que ele deve ser cassado se tudo o que estão dizendo for verdade”.
Da reportagem local – Mogi News – 31 de julho de 2011