MARIA CLARA CABRAL
DE BRASÍLIA
O deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) lançou na tarde desta terça-feira (1º) sua candidatura para a presidência da Câmara. Ele concorrerá com Marco Maia (PT-RS), Sandro Mabel (PR-GO) e Jair Bolsonaro (PP-RJ). As eleições acontecem ainda no final da tarde de hoje.
Segundo o líder do PSOL na Casa, Ivan Valente (SP), a ideia é apresentar uma “proposta diferenciada, para uma Câmara autônoma e transparente”. Ele reconheceu que a eleição de Alencar é difícil, “ainda mais diante do acordo que o PT fez na concessão de cargos”.
“A nossa candidatura não é corporativista, não quer construir anexos. Queremos lutar por temas como o fim do voto secreto, a aprovação da PEC do trabalho escravo. Como não tivemos espaço para a defesa de nossas ideias no plenário, resolvemos lançar a candidatura”, disse Valente.
Marco Maia é o candidato favorito na disputa pela presidência da Câmara. Ele conta com a apoio de 21 dos 22 partidos com representação na Casa, além da presidente Dilma Rousseff. Até duas semanas atrás, ele era candidato único, graças, principalmente, à atuação do Planalto para minar nomes como Júlio Delgado (PSB-MG) e Aldo Rebelo (PC do B-SP).
Mabel, no entanto, lançou a candidatura na semana passada. Ele não conta com o apoio nem do seu próprio partido, o PR.
Fonte: www.folha.com.br