Cerca de 400 pessoas participaram da Convenção Eleitoral Estadual do PSOL São Paulo na manhã deste sábado, 19 de junho, no Sindicato dos Professores da Rede Municipal de São Paulo, no Bom Retiro – região central. Durante o evento foi oficializada a candidatura de Paulo Bufalo pela legenda ao governo do Estado. Também estiveram presentes o deputado federal Ivan Valente, os deputados estaduais Raul Marcelo e Carlos Giannazi e o pré-candidato do partido à presidência da República, Plínio Arruda Sampaio.
Com início às 10h30 o evento foi aberto com as falas de Miguel Carvalho, presidente do PSOL –SP, e dos três parlamentares que compunham a mesa. Todos enfatizaram a necessidade de organização da militância para a disputa eleitoral e ressaltaram a ampliação do espaço conquistado pelo PSOL na política brasileira, destacando a atuação do partido em nível estadual e federal.
Paulo Bufalo enfatizou em seu discurso o objetivo da legenda em ampliar a bancada na Assembleia Legislativa de São Paulo e de garantir a continuidade do mandato de Ivan Valente na Câmara federal. “Não tenho dúvida que o PSOL é o polo mais avançado de um projeto socialista para nosso Estado e nosso país”, afirmou o pré-candidato. Além disso, citou os pontos que basearão sua campanha, entre eles: a reforma agrária, distribuição de renda, fim da criminalização dos movimentos sociais e da violência arbitrária do Estado contra a juventude pobre e negra, a priorização das políticas sociais, a valorização do patrimônio público que restou do processo de privatização implantado pelo governo do PSDB, entre outros.
O evento foi fechado com a fala de Plínio que estimulou o trabalho dos militantes presentes e homenageou Bufalo “É com o maior orgulho que digo que Paulo é o meu candidato ao governo do Estado de São Paulo”.
Após a convenção, por volta das 13h, deu-se início ao Seminário Regional Sudeste com o objetivo de debater o programa de governo que o partido apresentará à sociedade brasileira nas eleições presidenciais de 2010. Sob o lema “Um programa socialista, ecológico e popular para o Brasil”, o PSOL está se mobilizando em todo o país nesse sentido, sendo que a atividade já ocorreu em três regiões: Centro-Oeste (13 e 14 de maio), Nordeste (22 e 23 de maio) e Sul (28 e 29 de maio). Depois de São Paulo, ainda haverá a realização na região Norte (13 de julho), em Belém (PA). O pré-candidato à presidência da república pelo PSOL, Plínio Arruda Sampaio, está marcando presença em todas as atividades, que culminarão na realização do Seminário Nacional de programa de governo.
Paulo Bufalo
Paulo Bufalo é professor de escola técnica pública no Centro Paula Souza. Um dos mais importantes companheiros na construção e consolidação do PSOL no estado de São Paulo, é membro da executiva estadual do partido coordenando a Secretaria de Direitos Humanos, foi vereador em Campinas por dois mandatos e tem uma longa trajetória junto aos movimentos sociais, na luta por reforma agrária, no movimento sindical, na defesa da criança e do adolescente e na educação pública.
[nggallery id=1]