Postado: http://www.ivanvalente.com.br/
Mais de mil pessoas participaram nesta quarta-feira (25) de uma manifestação contra a política de Kassab de higienizar o centro de São Paulo e a ação do governo Alckmin e da Polícia Militar na desocupação do Pinheirinho, em São José dos Campos. Os movimentos sociais se reuniram pela manhã em frente à Catedral da Sé, onde acontecia uma missa em celebração ao aniversário de São Paulo, com a presença do Prefeito Gilberto Kassab. O governador Geraldo Alckmin, desta vez, faltou ao evento. Os manifestantes traziam faixas pedindo o fim da repressão, o respeito à dignidade humana e a garantia do direito à moradia no estado de São Paulo.
Ao final da missa, foi dado um abraço simbólico na catedral e lido um manifesto (leia a íntegra abaixo). Os manifestantes que esperavam Kassab do lado de fora da igreja foram agredidos pela PM, que novamente usou bombas de efeito moral, gás pimenta e cassetes contra a população. “O povo de São Paulo, com razão, está indignado com o que está acontecendo na cidade e no estado. O prefeito Kassab critica o protesto dizendo que política se faz com diálogo, mas não é assim que ele está agindo com a população que vive no centro da cidade”, criticou Ivan Valente.
Os movimentos seguiram em marcha até o Viaduto do Chá, onde fica a Prefeitura. Do lado de dentro, acontecia a cerimônia de entrega da Medalha 25 de Janeiro, concedida por Kassab ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e à Presidenta Dilma Rousseff.
Para Ivan Valente, é importante manter as mobilizações sobre a política repressora de Kassab e Alckmin, e cobrar do governo federal, que desaproprie imediatamente o Pinheirinho e garanta moradia à população desabrigada.
“O que vimos, por trás desses dois episórios, foi uma Justiça de classe e o predomínio da especulação imobiliária sobre os direitos e a dignidade da população mais pobre e excluída. Para além de dar uma resposta imediata à crise humanitária que se instalou em São José dos Campos, é preciso combater de todas as formas este modelo de ocupação das cidades, que favorece os poderosos e trata seres humanos como descartáveis”, afirmou o deputado e presidente nacional do PSOL.
Assista aqui o discurso do Deputado Federal e presidente Nacional do Psol
CLIQUE AQUI para ver o álbum de fotos completo do ato deste dia 25/01 no centro de São Paulo
CLIQUE AQUI para ler a íntegra do manifesto distribuído durante o ato