Existe uma ameaça sobre Peruíbe e toda baixada santista, a fauna a flora e a mata atlântica e o bem estar de toda população.
Vivemos sobre um regime político-econômico onde o sentido da vida e das riquezas naturais está em segundo plano. A ação de grandes corporações em busca do lucro a qualquer custo vem trazendo sérias conseqüências ao planeta. Quem nunca ouviu falar no aquecimento global, na escassez de água potável no mundo, no desmatamento desenfreado e na poluição dos rios e mares?
Na verdade, esse discurso do governo e dos capitalistas em nome do progresso é enganoso. O que está por trás desse discurso bonito é o enriquecimento de alguns em detrimento da maioria da população. Já escutamos há tempos atrás esse verdadeiro “canto da sereia”: quem não se lembra de Cubatão, dos diversos e criminosos acidentes ambientais ou ainda dos problemas de saúde, onde crianças chegam a nascer sem cérebro?
O exemplo do “Vale da Morte” em Cubatão não pode repetir, muito menos ser apagado de nossas memórias, principalmente perante a ameaça que o esdrúxulo empreendimento ‘Porto Brasil – Complexo Industrial Taniguá’ faz pairar sobre Peruíbe e região. Não queremos o Vale da Morte II, este filme não pode se repetir.
O empresário Eike Batista quer se apropriar de uma área indígena e de um bem público em benefício próprio, deixando Peruíbe refém de suas artimanhas, enfraquecendo a indústria do turismo e tornando a economia dependente.
Essa é a nossa DENÚNCIA! Já ouvimos esse canto antes, ele pode até soar bonito, ter melodia e tudo, porém o seu sentido é terrível, contém a expropriação de nossas riquezas e um ataque ao modo de vida caiçara e indígena.
Não vamos ficar parados. Devemos nos organizar e lutar!
Junte-se ao PSOL nessa luta!
Porto Peruíbe: Não vamos vair no canto da sereia!
A Baixada Santista e todo litoral sul do estado de São Paulo mais uma vez estão ameaçados por um mega-empreendimento que poderá trazer grande prejuízo. O projeto de construção do Porto de Peruíbe se vier a ser realidade, trará grandes danos afetando diretamente a Juréia, o Parque da Serra do Mar, a cabeceira da bacia do Rio Ribeira de Iguape e grande parte da Mata Atlântica, e toda população dessa imensa região, inclusive a população caiçara e indígena.
Não podemos aceitar que esse valoroso patrimônio do povo brasileiro corra tamanho risco. Por isso vamos organizar para, juntos, com muita luta, impedir que esse projeto siga em frente.
Venha participar do seminário para discutir e organizar a luta de resistência contra o projeto do Porto de Peruíbe.
Local: Sindicato dos Bancários
Av. Washignton Luís, 140 (Canal 3) – Encruzilhada – Santos
Dia 1º de junho (Domingo) | Horário: 9 horas da manhã
Contatos: (13) 8133-1331 | 9109-6323 – [email protected]