Projeto de Toninho Vespoli (PSOL) que visa facilitar o acesso às informações a respeito de alimentos transgênicos foi aprovado na comissão de gastronomia da Câmara Municipal de São Paulo.
O projeto de lei nº 315/2015 diz, em seu primeiro artigo, que “Os mercados, supermercados, hipermercados ou estabelecimentos comerciais que comercializem alimentos não destinados a consumo no local deverão expor de forma agrupada, e devidamente identificados, todos os produtos que contenham em sua composição Organismos Geneticamente Modificados – OGM, conhecidos genericamente como transgênicos.” Até que se transforme em lei, o PL ainda passa por outros trâmites na Câmara.
A aprovação desse projeto é especialmente simbólica pois se deu concomitantemente à divulgação de um projeto de lei do senador Alvaro Dias (PV, ex-PSDB), que pretendia mudar a palavra “agrotóxicos” por “produtos fitossanitários” na legislação. Felizmente, o projeto do senador foi arquivado no dia 31/03/2016.
Assim, ao facilitar a escolha das pessoas na hora de ir às compras, o projeto de Toninho contribui para a constituição de uma alimentação mais saudável para a população da cidade de São Paulo.