Campanha de Haddad em SP é a mais cara do Brasil. O petista gastou até agora 16,5 milhões. O tucano disse ter gasto a metade deste valor: R$ 8,4 milhões.
Só com marketing, Haddad gastou R$ 3 milhões repassados à Polis, empresa do publicitário João Santana.
Outros R$ 2,9 milhões já haviam sido investidos no aluguel de carros de som. O PT ainda declarou gastos de R$ 1 milhão com advogados e R$ 960 mil com a assessoria de imprensa de Haddad.
O volume de investimentos explica a presença maior da propaganda petista nas ruas da cidade. O coordenador da campanha, Antonio Donato, afirmou que os gastos estão dentro do programado.
“Como o eleitor não conhecia Haddad, tivemos que antecipar muitas despesas para espalhar o rosto e o nome dele nos bairros, com apoio dos candidatos a vereador.”
Os petistas disseram ter arrecadado R$ 10 milhões até aqui. Deste valor, quase 90% foram contabilizados como repasses do partido — são as chamadas doações ocultas, em que a origem dos recursos não é discriminada.
O expediente é permitido pela Lei Eleitoral e, segundo Donato, atende a pedidos das empresas. “Os doadores preferem assim. Para nós, tanto faria divulgar”, disse.