Os servidores públicos federais realizaram, nesta quarta-feira, 18 de julho, em Brasília, uma grande marcha em nome da campanha salarial de 2012. Eles caminharam na Esplanada dos Ministérios, da Catedral Metropolitana até a Praça dos Três Poderes, em frente ao Palácio do Planalto.
Desde a última segunda-feira, dia 16, milhares de servidores estão acampados na Esplanada. Diversas categorias do funcionalismo público, mais de 350 mil servidores, estão com trabalhos paralisados em todo o país.
O líder do PSOL, deputado Chico Alencar, também participou da marcha. Ele critica a ausência do governo federal, que não quer abrir um canal de negociação com os servidores. “Dignidade salarial para os servidores públicos e estímulo à carreira revertem em melhor atendimento à população, que deve ser a “dirigente” de todos nós”, afirma Chico Alencar.
Para o deputado, o governo federal tem condições de programar o atendimento das reivindicações das categorias. A Auditoria Cidadã da Dívida defende que o governo utilizaria R$ 279,8 bilhões em 2012 para atender o funcionalismo público, mas prefere gastar mais de R$ 2,1 bilhões por dia com a dívida pública.
A marcha foi organizada pelo Fórum das Entidades dos Servidores Públicos Federais.
Do site www.liderancapsol.org.br