Priscila Nishimori
([email protected])
Postado: Jornal WEBDIARIO
A disputa eleitoral para prefeito de Osasco contará com mais um pré-candidato. O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) publicou no site da legenda que Alexandre Castilho poderá ser o cabeça de chapa da sigla para as eleições municipais de 2012. “Nós do Núcleo Solidariedade Socialista apresentamos o nome do companheiro Alexandre Castilho como pré-candidato a prefeito em Osasco nas eleições de 2012. E submetemos aos companheiros dos Núcleos Luta Popular e Construção Socialista para que iniciem o debate sobre a candidatura majoritária e, se possível, chegarmos ao consenso com os demais coletivos e viabilizarmos a apresentação do nome do PSOL na cidade de Osasco”, afirma o partido no site.
Por enquanto, Castilho possui o apoio de 40% da executiva do partido e é o único nome oficializado como pré-candidato, no momento. “Até o fim do mês [de janeiro] esperamos ter o conjunto do partido. Porque ou surge outro nome ou oficializa o meu. Mas a minha expectativa é que exista apenas a formalização do meu nome”, disse Castilho.
O coordenador do núcleo popular do PSOL, Elton Bastos, explica que se mais alguém do partido se dispor a sair como candidato haverá um debate para definir o candidato. Caso não entrem em consenso, a sigla deverá fazer a prévia. Ele também ressalta que dois pontos são levados em consideração para a pré-candidatura, ter um bom programa político para a cidade e compor uma chapa forte.
Para fortalecer a candidatura ao cargo majoritário, o PSOL deve se aliar ao Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados (PSTU) e o Partido Comunista Brasileiro (PCB), ambos de esquerda. Mas outros também são cogitados “os únicos partidos além da frente de esquerda [com quem podemos coligar] são PPL [Partido Pátria Livre] ou PMN [Partido da Mobilização Nacional], mas isso vai depender de muita conversa para sabermos que caminhos eles vão seguir. Só faremos coligação com partidos que tenham rompido com o governo atual ou que sejam independentes” conclui Castilho.