O líder do PSOL, deputado Chico Alencar, cobra explicações do Ministério de Minas e Energia e da Agência Nacional do Petróleo sobre o vazamento de óleo em um poço do oceano Atlântico, na bacia de Campos, no estado do Rio de Janeiro, no dia 9 de novembro passado.
Conforme matéria publicada no jornal O Globo, desta quarta-feira 16, o acidente aconteceu em um poço, a 120 quilômetros da costa do município de Campos dos Goytacazes (RJ). Não se sabe a quantidade de óleo que teria vazado. Também não foi informado quais medidas foram adotadas para evitar novos vazamentos, nem a responsabilidade ambiental da empresa petrolífera Chevron. Só se sabe que a Presidência da República solicitou investigação.
O deputado Chico Alencar encaminhou hoje requerimento de informações ao Ministério de Minas e Energia e ofício à Agência Nacional do Petróleo.
Entre outros pontos, o deputado pergunta quantos metros cúbicos de óleo vazaram, quais as circunstâncias técnicas e/ou naturais que provocaram o vazamento, quais as responsabilidades ambientais da Chevron, o que está sendo feito para evitar novos acidentes e qual a justificativa para o selamento do poço, além de cópia do contrato de exploração em águas profundas pela empresa Chevron.