A Câmara dos Deputados aprovou, no final de maio de 2011, um projeto de lei (PLC 30/2011) que modifica profundamente o Código Florestal, enfraquecendo a proteção às florestas e promovendo um retrocesso no combate ao desmatamento.
Uma coalizão formada por 97 organizações da sociedade civil contrárias ao projeto, entre elas OAB, CNBB, SOS Florestas, Via Campesina, Fórum dos ex-ministros de meio ambiente, CUT, IDS, Ethos, Abong, Rede Mata Atlântica e Rejuma, entre outros, lançou, no dia 7 de junho, em Brasília, o Comitê Brasil em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável. O objetivo é mobilizar os brasileiros a manifestarem sua discordância com o texto aprovado pelos deputados, para que no Senado ele seja modificado.
No próximo dia 5, a coalizão lança seu comitê São Paulo, no teatro Tucarena, na PUC-SP.
Estão convidados para compor a mesa os Senadores e os Deputados eleitos pelo Estado de São Paulo, organizações que compõem o comitê nacional, a ex-senadora Marina Silva e demais entidades nacionais e locais.
No evento haverá o lançamento de um abaixo-assinado contra o PLC 30/2011, que será assinado pelos parlamentares e representantes de organizações presentes, e da campanha de engajamento da sociedade intitulada “#Florestafazadiferença”.
Lançamento do Comitê SP em Defesa das Florestas
Onde: Tucarena – PUC/SP – Rua Monte Alegre, 1024 – Perdizes – SP
Quando: 5 de agosto, às 9h30
Mais informações: [email protected]