Aldo Santos, ex-vereador, coordenador do Sindicato dos Professores do Estado de São Paulo-APEOESP- SBC, presidente da APROFFESP, membro do Coletivo Nacional de Filosofia e da Executiva Nacional do PSOL exige do prefeito de São Bernardo do Campo (SP), Luiz Marinho (PT) e da Sabesp, empresa de economia mista responsável pelo fornecimento de água, coleta e tratamento de esgotos do Estado de São Paulo, que acordem e atendam os interesses da população. Veja aqui o relato feito por ele:
Mais uma vez, moradores do Jardim independência, principalmente nas ruas mais altas, vêm sofrendo com a frequente irregularidade no fornecimento de água a população. Na Rua em que moro, a água tem chegado muito tarde da noite e bem cedo já não existe mais o precioso líquido, período no qual não enche nem a caixa d’água.
Nesse período de férias, para se ter uma idéia do transtorno que é tomar banho de canequinha e conviver com a higienização inadequada ocasionada pela falta de água. Frequentemente temos denunciado, mas a Sabesp e o Prefeito Marinho estão parecendo cegos, surdos e mudos aos reclamos do povo.
Numa cidade com um orçamento de mais de 3 bilhões, é injustificável sob todos os aspectos, não se assegurar aos moradores contribuintes os direitos básicos tais como água, luz, transporte e outros. Espero que a Sabesp e atual administração se pronunciem sobre esse frequente problema que tem sido objeto de denúncias e até manchetes em jornais.
As contas de água são fartas, enquanto o líquido em si não é o suficiente para atender a demanda de todos os moradores ou, não chega com regularidade necessária em todas as casas.
Na campanha passada, o atual prefeito falava e dizia bravatas em relação ao Sabesp; que iria tomar as devidas providências sobre a falta de água e outras mazelas dos desserviços da empresa. Depois de ter ganhado as eleições deu uma banana para o povo. Dentro dessa lógica, defendemos a estatização dos serviços básicos pela Prefeitura, para se assegurar os direitos fundamentais e dignos da pessoa humana.
*Fonte: Sítio do PSOL-SBC (SP)