Em seu blog, Raphael Tsavkko Garcia chama a atenção para uma artimanha recorrente no debate político dentro da esquerda hoje, a tese de que as críticas ao petismo favorece a direita. Raphael, que costuma ser bastante crítico ao PSOL , desconstrói essa tese e mostra como no passado o próprio PT foi acusado de fazer o jogo da direita quando se apresentava com uma proposta alternativa. Confira:
Algo que vem me irritando ha muito tempo é esta mania que militantes do PT e simpatizantes tem de acusar o Plínio de fazer o jogo da direita.
Read more: http://tsavkko.blogspot.com/2010/08/plinio-socialismo-e-o-pretenso-jogo-da.html?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter#ixzz0vwpk6sCp
Concordo – e escrevi neste blog – que, por vezes, o PSOL erra a mão das críticas e ataca o PT de forma até desleal, mas daí a acusar estas falhas de ser jogo da direita são um passo enorme. A isto chamo de oportunismo.
Em alguns momentos parece que é uma tentativa mal disfarçada de amordaçar o debate, de censurar a idéia divergente. Plínio está a esquerda do PT e MUITO mais a esquerda que o governo
(e esta separação entre governo e PT me foi dito por um militante radical do PT, não estou inventando) e, como tal, tem o dever de apresentar suas propostas e compará-las com as do governo/PT sem medo.