Em reunião na Pastoral Operária de São Paulo foi dado inicio aos preparativos para a organização de um 1º de maio de lutas. Tradicionalmente o ato do 1º de maio na Praça da Sé convocado pelos setores combativos tem sido um contraponto aos atos festivos e despolitizados da Força Sindical e da CUT, ambos patrocinados por dinheiro público e de grandes empresas.
A ideia é ampliar ao máximo a convocação do ato e das entidades que deverão participar de sua organização, obviamente sem perder o caráter classista que tem sido a marca registrada desta manifestação.
Um calendário de reuniões foi estabelecido para as próximas semanas, assim como uma comissão que ficou de preparar os materiais de convocação e outra responsável por fazer o convite a um conjunto de entidades, movimentos e sindicatos para engrossarem a organização do 1º de maio de lutas.
O PSOL São Paulo esteve presente nesta reunião preparatória e somará esforços na organização do 1º de maio. Para nós é decisivo que o dia internacional da classe trabalhadora seja tratado com toda a prioridade e empenho que merece. A organização de uma atividade que expresse a força dos setores combativos, com bandeiras históricas e com as reivindicações atuais dos trabalhadores e trabalhadoras é decisiva para a esquerda socialista neste momento de rebaixamento programático e acordos com os setores do grande capital por parte da chamada esquerda moderada que está no governo Lula.
Solicitamos a todos os nossos militantes que participam de entidades do movimento sindical, popular e estudantil a devida atenção e engajamento na preparação do 1º de maio em São Paulo.
No nosso site estamos abrindo uma seção sobre o 1º de maio, a idéia é reunir textos, fotos, vídeos, cartazes que contem a história do 1º de maio no Brasil e no mundo. Para isso, pedimos que todos os militantes que tenham material sobre o tema que nos envie pelo e-mail: [email protected] . Vamos manter acesa a história de luta da classe trabalhadora, vamos construir um 1º de maio combativo em São Paulo.
Secretaria de Comunicação PSOL/SP