Pedro Roberto e Marco Rillo votaram contra a proposta da prefeitura
Em sessão que durou mais de cinco horas, a Câmara de Rio Preto aprovou na quinta-feira projeto que autoriza a prefeitura a fazer licitação para concessão de transporte coletivo. A concessão será por dez anos.
Nove emendas apresentadas ao projeto foram rejeitadas pelo plenário. Sete delas foram propostas pelo vereador Pedro Roberto Gomes (PSOL). Uma das emendas previa que haveria cobradores em todas os ônibus no novo contrato. Outra emenda estipulava que uma empresa não poderia ficar com mais de 40% das linhas. De modo que a próxima concessão teria três empresas pelo menos. Integrantes da Comissão de Justiça apontaram ilegalidade em todas as emendas.
“A Câmara não quer discutir esse projeto. Vota de afogadilho”, disse Pedro Roberto. Apenas ele e Marco Rillo (PT) votaram contra a proposta do prefeito.
A vereadora Alessandra Trigo (PSDB) pediu que a votação fosse adiada para discussão mais ampla da proposta no Legislativo O plenário rejeitou o pedido de vista e o projeto passou.
O prefeito Valdomiro Lopes (PSB) defendeu a aprovação do projeto agora para contratar empresa que fará estudo do trânsito na cidade. A concessão atual, em que a Circular Santa Luzia detém 95% das linhas de transporte, termina em 2011.
Os vereadores também aprovaram proposta que isenta clubes de pagar IPTU. A isenção será de R$ 527 mil. A prefeitura afirma que, com aumento do imposto em 2010, vai arrecadar R$ 20 milhões a mais no próximo ano do que o previsto para 2009, o que compensa a isenção do imposto aos clubes da cidade.
Fonte: Vinícius Marques/Agência BOM DIA