Por Secretaria Geral
Presentes: Miguel Carvalho, Helton “Bastos”, Ederaldo, Maurício Carvalho, Mariana Almeida, Fernando Gameiro, Denise Simeão, Aldo Santos, Marcio Bento, Horacio Neto, Paulo Bufalo, Laura Cymbalista.
Pauta:
1) Informes
2) Conjuntura
3) Plano de trabalho das secretarias/filiações
4) Finanças
5) Calendário
1) Informes
– Fernando fez um informe sobre a reunião da executiva nacional do PSOL.
– Fernando e Bastos repassaram o informe sobre os prazos internos relacionados à questão das filiações. As informações podem ser vistas na circular elaborada pela Secretaria de Organização e pela Secretaria Geral.
– Miguel deu informe sobre o ato de Honduras, realizado no dia 23 de setembro em frente ao Consulado. O PSOL está participando do Comitê em solidariedade à Honduras, que teve sua primeira reunião no dia 24.
– Márcio Bento deu informe sobre Honduras, que por iniciativa do deputado federal Ivan Valente, uma comissão de parlamentares deve ir à Honduras, acompanhar a situação.
– Maurício deu informe de que a Secretaria Internacional do PSOL deve realizar reunião em Honduras ou Nicaragua no começo do mês de outubro.
– Paulo Bufalo deu informe sobre seminário de reorganização sindical, que será realizado em Campinas, sábado, 26/09.
– Aldo Santos deu informe sobre a atividade regional de reorganização sindical a ser realizado em São Bernardo, dia 27 de setembro, no Paço Municipal.
– Bastos deu informe sobre o Fórum Popular de Saúde, que teve ato de lançamento no dia 24, às 19h, no Sinsprev.
2) Conjuntura
Os companheiros fizeram falas sobre a conjuntura e os desafios do PSOL. Foram colocadas algumas pautas importantes para o próximo período, como a CPI da Dívida Pública, a estatização do sistema financeiro, solidariedade ao MST, reforçar as atividades em apoio às mobilizações em Honduras, a nova Reforma da Previdência, jogar peso no processo de reorganização sindical e a luta para que todos os municípios consquistem o feriado do dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. Retomar as campanhas Serra liquida São Paulo e as mobilizações contra a privatização dos serviços.
Além disso, é preciso socializar os acúmulos sobre a questão da saúde e educação, que vem sendo elaborados pelos companheiros nos movimentos, além de formular contra a política de extermíno por parte do Estado.
3) Plano de trabalho das secretarias/filiações
As Secretaria de Organização, Comunicação, Movimentos Sociais, Formação, Direitos Humanos, Finanças e Geral expuseram suas propostas de trabalho. Foram feitas falas de contribuições, e os secretários ficaram responsáveis em apresentar o plano de trabalho por escrito, incorporando as sugestões.
4) Finanças
A Secretaria de Finanças realizará um seminário no dia 17 de outubro, às 9h, na sede do PSOL, e convida todos os tesoureiros dos diretórios e núcleos a participar. Para mais informações, leia a circular sobre o assunto.
5) Calendário
A reunião do Diretório Estadual foi marcada para o dia 18 de outubro, em local a definir.
As próximas reuniões da executiva serão nos dias 08 de outubro e 16 de outubro, às 15h na sede.