A direção executiva estadual do Partido Socialismo e Liberdade do estado de São Paulo, reunida nesta data, em que se lembra os oito anos do assassinato do então Prefeito de Campinas, saudoso Antônio da Costa Santos, se solidariza com os familiares e companheiros de Toninho na luta pela reabertura das investigações e andamento do caso. A conclusão do inquérito deixou de responder a questões angulares do processo, persistindo dúvidas sobre os motivos e os autores do crime que chocou a sociedade brasileira.
Apela ao Ministério da Justiça e à Procuradoria Geral da República para que acolham o enquadramento do crime como atentado aos direitos humanos e determinem a entrada da Polícia Federal nas investigações, e às autoridades policiais estaduais, para que dêem conseqüência à determinação do Tribunal de Justiça de Estado de São Paulo que em janeiro de 2009 determinou a reabertura das investigações do caso.
Destacamos a importância da produção do vídeo-documentário e nos empenhamos na divulgação desta iniciativa organizando espaços para divulgação.
Do deliberado, será dado ciência ao Ministro da Justiça, ao Secretário de Segurança Pública do estado de São Paulo e à família de Toninho.
Direção Executiva Estadual PSOL/SP
10/09/2009