Na Câmara Federal, o líder do PSOL, deputado Ivan Valente, apresentou na sessão ordinária da Câmara desta terça-feira, requerimento em que solicita a constituição de uma comissão externa de deputados para acompanhar a situação na Universidade de São Paulo, onde estudantes, professores e servidores entraram em conflito com a Polícia Militar estadual, na tarde desta terça-feira 9. “A PM persegue e bombardeia estudantes na USP. A universidade é um local sagrado, de conhecimento e saber”.
Segundo Ivan Valente, a manifestação acontecia na entrada do portão da USP e quando já regressavam para o interior da instituição, os policiais militares avançaram tendo início ao conflito. A PM atirou com balas de borracha e jogou bombas de efeito moral. “Repudio a atitude da reitora Suely Vilela em não dialogar com a categoria e solicitar a presença da PM. Invasão em instituições de ensino acontecia na época da ditadura militar”, afirmou.
Na Assembléia Legislativa, o líder do PSOL, deputado Raul Marcelo (PSOL) protocolou requerimentos para que o secretário de Estado da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, o secretário de Estado de Ensino Superior, Carlos Alberto Vogt e a reitora da Universidade de São Paulo, Suely Vilela, sejam convocados a prestar esclarecimentos na Assembleia Legislativa.