A Frente Parlamentar de Solidariedade a Cuba, coordenada pelo deputado estadual Raul Marcelo (PSOL), apresentou no último dia 27 de maio uma moção em defesa da validação dos diplomas de brasileiros formados pela Escola Latino-Americana de Medicina.
A proposta, que foi subscrita pelos 19 parlamentares que integram a Frente, visa formalizar o apoio da Assembleia Legislativa à aprovação do acordo firmado entre Brasil e Cuba para o reconhecimento de Títulos de Medicina cubanos. O acordo foi celebrado no ano de 2006, em Havana, e para entrar em vigor tem que ser aprovado pelo Congresso Nacional. No entanto, forças políticas que defendem a lógica de mercado na saúde estão impedindo sua votação.
Atualmente há no Brasil cerca de 300 profissionais brasileiros formados na ilha e mais de 900 estudantes cursando medicina com bolsas de estudo oferecidas por Cuba a jovens de baixa renda. Entretanto, quando esses profissionais retornam ao Brasil, ficam impedidos de exercer a medicina.
O Brasil não pode se dar ao luxo de recusar o trabalho desses médicos. Existem 455 municípios que não têm um médico sequer para atender a população. Por isso, a validação imediata dos diplo-mas dos médicos formados em Cuba é urgente.
Fonte: Site do deputado estadual Raul Marcelo