O mandato do deputado estadual Carlos Giannazi está organizando para a próxima quinta-feira, dia 10 de novembro, às 19h, na Assembleia Legislativa de São Paulo (Auditório Teotônio Vilela – Av. Pedro Álvares Cabral, 201) um ato em defesa da vida do deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL-RJ). Para o ato estão sendo convidadas diversas organizações sociais, políticas e de defesa dos direitos humanos bem como intelectuais, personalidades e parlamentares, independentemente da matiz política.
Com trajetória reconhecidamente vinculada ao combate às organizações criminosas, ao tráfico de armas e defesa dos direitos humanos, como presidente da CPI da milícias Marcelo Freixo foi responsável pela prisão de centenas de pessoas, envolvendo militares e parlamentares corruptos. Por seu trabalho exemplar, passou a ser vítima de perseguições e ameaças que se intensificaram na última semana, após a morte da juíza Patrícia Acioli, culminando com o exílio de Freixo e sua família na Europa por recomendação da Anistia Internacional.
No ato do dia 10, queremos nos somar aos que defendem a continuidade do trabalho sério e corajoso – qualidades tão raras na vida política dos dias de hoje – do deputado Freixo e, para tanto, reivindicar das autoridades constituídas a garantia da integridade da vida do deputado e de seus familiares bem como o combate imediato e intransigente às fontes de financiamento e de poder político das milícias cariocas.
O que está em jogo nessa empreitada, além da vida de Freixo e do direito de exercer o mandato para o qual foi eleito democraticamente, é a luta internacional em defesa dos direitos humanos e por justiça verdadeira neste país, luta essa tão difícil não só no Rio de Janeiro, mas em todo o Brasil.