A campanha de Paulo Bufalo governador foi cadastrada nesta terça-feira, 14, no site Ficha Limpa. Para isso, a coordenação de campanha deixa aberto para todos quem são os doadores de campanha, quanto foram às quantias doadas e como foram gastos os recursos.
“Esse cadastro mostra o compromisso do PSOL com a população. Na nossa prestação de contas o eleitor vai comprovar que o PSOL não aceita dinheiro de empresas, só de pessoas físicas, e que construímos nossa campanha com base no esforço militante e gêneros de centenas de simpatizantes”, explica Paulo Bufalo.
Só dois candidatos ao governo de São Paulo estão cadastrados no site: Paulo Bufalo e Fábio Feldmann (PV). Entre os candidatos à presidente da república só Plínio de Arruda Sampaio assumiu o compromisso de mostrar suas contas de campanha.
O site Ficha Limpa
O site Ficha Limpa foi lançado pela Abracci (Articulação Brasileira com a Corrupção e a Impunidade) com o apoio do MCCE (Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral). Trata-se de um instrumento suprapartidário da sociedade civil que busca estimular o exercício da cidadania e do controle social. O site apresenta um cadastro voluntário e positivo dos candidatos à Presidência, Senado, Câmara Federal e Governos estaduais que atendem os requisitos da Lei Ficha Limpa e se comprometem com a transparência de sua campanha eleitoral. Para tanto, os cadastrados precisam se comprometer em atualizar semanalmente a prestação de contas da campanha, com informações sobre doadores, valores recebidos e gastos realizados.
“A maioria dos nossos políticos trabalha prioritariamente para retribuir os investidores das campanhas”, comenta Oded Grajew, presidente do Instituto Ethos. “E esta ‘retribuição’ traz como resultado uma das maiores desigualdades sociais do mundo”, continua ele, argumentando: “Os recursos públicos são direcionados para atender interesses privados destes financiadores, já que pobres, crianças e usuários de serviços públicos não financiam campanhas eleitorais”.