Depois dos debates da Band e da TV Gazeta, o calendário segue com os seguintes debates entre os candidatos ao governo de SP: 15 de setembro na Rede TV!, 17 de setembro no SBT-Interior, 20 de setembro na TV Record e por último, em 28 de setembro, na Rede Globo.
Os debates têm sido o espaço mais propício para o PSOL expressar suas posições, já que a mídia segue fazendo um cerco absurdo, o nosso tempo de TV é desproporcional aos grandes partidos e a campanha de rua totalmente desigual com o poder econômico dando o tom das campanhas.
Apesar de ser um terreno mais favorável, os debates não são tão democráticos assim, já que com base na legislação as emissoras impedem a participação dos partidos sem representação na Câmara dos Deputados. Esse mecanismo foi duramente criticado pela bancada do PSOL por ocasião da votação da minirreforma eleitoral em 2009, o PSOL apresentou uma emenda que assegurava a todo candidato inscrito o direito de participação nos debates na TV, Rádio e internet, no entanto, prevaleceu a posição dos grandes partidos e o interesse das emissoras de cercear o debate político democrático.
De qualquer modo, o PSOL tem sido nos espaços dos debates a voz dissonante, aquela que traz à tona temas que os demais partidos querem esconder. Por isso pedimos a sua colaboração, mande para o PSOL sua sugestão de pergunta ou aponte um tema que você considera que deva ser melhor trabalhado pela nossa candidatura.
Paulo Bufalo tem levado para os debates questões cruciais que não aparecem nos discursos dos demais candidatos, como o endividamento e os juros extorsivos que corroem o orçamento do Estado, o sucateamento da educação pública, a terceirização da saúde, a privatização das estradas com pedágios abusivos. Também tem sido o contraponto aos que em São Paulo se colocam como oposição, mas no plano federal aplicam o mesmo receituário de concessões de rodovias e defendem a terceirização da saúde.
Nossa campanha tem recebido várias sugestões pelo twitter, pelo nosso site e e-mail. Vamos estudar cada proposta e analisar a possibilidade de utilizá-las nos debates, é óbvio que pela limitação de tempo em cada debate, muitas perguntas não terão como ser feitas, mas isso possibilita que vários temas sejam levantados e possam ser citados na argumentação do candidato. Mande sua pergunta para [email protected], via twitter para @paulobufalopsol ou simplesmente use o espaço de comentários abaixo.