Na próxima semana, o jornal Folha de S.Paulo, junto com o portal UOL (que pertence a mesma família que o jornal, os Frias), organizará o que deveriam ser os primeiros debates entre candidatos a governador de São Paulo e para Presidente, programadas respectivamente para dia 17 e 18. Porém, esses veículos preferiram mascarar o debate e excluir candidatos nos dois debate.
Há exatos sete dias, o PSOL enviou a nota que é reproduzida a baixo para a seção de cartas e para o Ombudsman do jornal. Até agora, nenhuma resposta. Esses veículos parecem querem esconder que São Paulo e o Brasil tem uma opção de voto ético, de esquerda e em defesa da igualdade, como certos institutos de pesquisa.
Leia o texto na íntegra:
Nota do PSOL exigindo a participação de seu candidato no debate do Jornal Folha de S.Paulo e Portal UOL.
E com muito estranhamento que recebemos a notícia de que o debate que será realizado pela Folha de S. Paulo, em parceria com o portal UOL, pretende restringir o número de participantes a três candidatos e com isso podar o acesso de seus leitores a projetos diferentes para o governo do estado de São Paulo.
Um jornal que esteve entre os primeiros na defesa do fim do bi-partidarismo do regime militar, das Diretas Já e hoje se vangloria de ser plural por contar com mais de uma centena de articulistas, na hora do debate eleitoral parece acreditar que o número de visões diferentes sobre um tema não faz diferença.
A atitude deste jornal também contradiz a própria essência da internet, plural, aberta, democrática e horizontal, ao excluir candidatos do debate.
Argumentos como o de que muitos candidatos tornam o debate confuso, só desrespeitam o leitor e cidadão, ao omitir informações importante para o seu voto e ao subestimar a sua compreensão.
Miguel Carvalho
Presidente Estadual do PSOL São Paulo