Audiência pública promovida pelo deputado estadual Raul Marcelo (PSOL) discutirá os agrotóxicos e seus efeitos na saúde e no meio ambiente. A audiência ocorrerá na próxima quarta-feira, dia 9 de junho, a partir das 9h30, no campus Sorocaba da UFSCar.
O deputado estadual Raul Marcelo é autor do projeto de lei nº 281/2010, que regulamenta a fiscalização do comércio e uso de agrotóxicos no Estado de São Paulo. A proposta visa uma ação mais efetiva do poder público no controle de agrotóxicos em território paulista. Tem como objetivo uma maior proteção á saúde e ao meio ambiente.
O projeto de lei prevê a possibilidade de o Estado ser mais rigoroso e restritivo quanto à permissão de uso de agrotóxicos, bem como um maior controle social sobre a questão, estipulando fundamentos para que entidades e cidadãos requeiram a proibição de comércio e uso de agrotóxicos comprovadamente danosos.
O Brasil, desde 2008, é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo e São Paulo é Estado em que mais se usa estes produtos perigosos. Na região de Sorocaba, são mais de 40 estabelecimentos registrados como comerciante de agrotóxicos, sendo que as características de cinturão de verde, com intenso cultivo de hortaliças, legumes e frutas, além do crescimento da área de cana de açúcar demandam acentuado uso de agrotóxicos.
De acordo com o Ministério da Saúde, só em 2007 foram registrados 209 óbitos decorrentes de intoxicações por venenos agrícolas. Além da ameaça à saúde dos trabalhadores que têm contato direto com os pesticidas, os altos índices de contaminação colocam em risco também a saúde do conjunto da população, devido ao consumo de alimentos e de água contaminados.