SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
O pré-candidato do PSOL ao governo do Estado, Paulo Bufalo, visitou ontem o Vale do Paraíba para discutir o lançamento de candidaturas a deputado na região.
A legenda trabalha com a possibilidade de lançar pelo menos seis nomes no eixo entre Jacareí e Taubaté: três à Assembleia Legislativa e três à Câmara.
Bufalo não nega que a meta de seu partido é manter o atual número de representantes no Estado – hoje, o PSOL tem apenas um deputado federal e dois estaduais em São Paulo.
“Queremos lançar candidatos em São José, Jacareí,Taubaté e Campos do Jordão”, disse o pré-candidato, que passou pelas quatro cidades durante a visita de ontem. Filiado desde 2005 ao PSOL, Bufalo foi vereador por dois mandatos em Campinas, sua cidade natal.
Sua pré-candidatura ao governo de São Paulo foi lançada no início de abril, mas ele ainda admite uma possível composição com outro partido.
“A escolha de meu nome se deu por um consenso dentro do partido. Porém, ainda pode haver conversa, um projeto conjunto com o PSTU e o PCB”, antecipou.
Discurso.
Segundo Bufalo, o PSOL se apresentará ao eleitor paulista como uma alternativa a PT e PSDB,partidos que polarizam a disputa pelo poder em São Paulo. “É um samba de uma nota só. Eles não se colocam como projetos diferentes, mas sim como gestores para um mesmo projeto”, afirmou.
Apostando em sua militância, o PSOL tentará explorar temas como as privatizações realizadas por petistas e tucanos, os problemas do setor energético, a situação das rodovias e as carências da Educação.
Metrópole. Engenheiro mecânico e professor do ensino técnico no Centro Paula Souza, Bufalo disse considerar viável a transformação do Vale do Paraíbaemuma Região Metropolitana, a exemplo do que ocorreu com Campinas.
Ele defende um papel firme do Estado na gestão das políticas regionais. “O Estado deve ser o indutor dessa política”, afirmou o socialista.