Depois de aprovado na Câmara dos Deputados, o projeto Ficha Limpa, que impede a candidatura daqueles que foram condenados em segunda instância por crimes graves, contra a administração pública, a saúde e o meio ambiente, terá uma semana decisiva em Brasilia.
O projeto tramita agora no Senado Federal, onde, apesar das sinalizações de que poderá ser aprovado rapidamente, enfrentará muitos obstáculos – incluindo a oposição direta de senadores já condenados pela Justiça. O desafio é garantir a aprovação do texto até 5 de junho, para que suas regras sejam válidas já no processo eleitoral deste ano.
Por isso, o PSOL segue nas ruas, coletando assinaturas da população em defesa da votação imediata no Ficha Limpa no Senado. Nesta segunda-feira (17/05), o mandato do deputado federal Ivan Valente esteve no centro de São Paulo, na esquisa na Rua do Comércio com a Rua XV de Novembro.
Ivan Valente dialogou com a população e reforçou a importância da pressão popular pela rápida aprovação do projeto. O deputado também lembro que o Ficha Limpa pode abrir as portas para a verdadeira Reforma Política de que o país precisa. “É preciso garantir o financiamento público exclusivo de campanha, para que o poder econômico não tenha poder decisivo nos processos eleitorais e para que a corrupção seja combatida em sua raiz”, afirmou.
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que se dirigia a uma atividade na Bolsa de Valores, assinou o abaixo-assinado do PSOL.