O senador José Nery participou do lançamento da etapa paraense da caravana “Justiça nos Trilhos”, na Vila dos Cabanos, em Barcarena, na última terça-feira, 06. A caravana saiu do município nesta quarta-feira, 07, por Marabá, no sul do Estado com destino à Açailândia, no Maranhão. O objetivo é chegar ao Rio de Janeiro para o I Encontro Internacional dos Atingidos pela Vale entre os dias 13 e 15 de abril.
Nery reafirmou o compromisso do mandato em defender os interesses do povo simples da Amazônia. “Os grandes projetos instalados em nossa região deixam um rastro de violência, miséria e morte para os povos amazônicos”, afirmou.
Representantes das comunidades do entorno das empresas Albras e Alunorte em Barcarena, comunidades quilombolas dos municípios de Moju e Abaetetuba e de vários países onde a Vale atua como Canadá, Chile, Peru e Moçambique também participaram do lançamento.
O movimento “Justiça nos Trilhos” surgiu durante o Fórum Social Mundial realizado em Belém no ano passado. Tem o objetivo de mostrar as injustiças da mineradora Vale e lutar em favor das comunidades atingidas pelos grandes projetos da empresa no Pará e em outros estados brasileiros. Participarão da caravana cinco membros internacionais vindos de países da África, Canadá, América Latina e Ásia onde a empresa atua; cinco membros de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia. O maior grupo é do Pará e do Maranhão com doze integrantes.
Entre as atividades do movimento estão a luta por indenizações trabalhistas, compensações ambientais e a criação de um Fundo de Desenvolvimento Participativo por meio de medidas judiciais, alianças nacionais e internacionais, seminários e encontros de formação e ações de comunicação popular.
O “Justiça nos Trilhos” é coordenado pelos Missionários Combonianos, Fórum Carajás, Sociedade Maranhense de Direitos Humanos, Sindicato dos Ferroviários (Pará, Maranhão e Tocantins), Cáritas (MA), Central Única dos Trabalhadores (CUT-MA), GEDMMA.
Assessoria de Imprensa do senador José Nery com informações de Acrízio Galdez e movimento "Justiça nos Trilhos"
Foto: jornal "O Estado de São Paulo"