Do Blog do Greenpeace
O atual herói dos ruralistas sofreu hoje um duro golpe. Aldo Rebelo (PCdoB-SP), relator da Comissão Especial formada para mudar o Código Florestal brasileiro foi surpreendido com um requerimento do deputado Ivan Valente (PSOL-SP). Contrário à mudança do Código, Valente convocou os financiadores de campanha da bancada ruralista para debater sobre a legislação ambiental.
O convite de multinacionais como Aracruz, Klabin, Bumge e Caemi foi uma resposta ao requerimento feito na mesma sessão por parlamentares ligados ao agronegócio às financiadoras da SOS Mata Atlântica. A ONG enfureceu os ruralistas ao lançar no dia 10 de março a campanha “Exterminadores do Futuro”, que tem por objetivo atacar deputados que contribuem para o enfraquecimento das leis ambientais no Brasil.
Ao ter conhecimento do pedido do deputado do PSOL, Aldo – que teve a Caemi como principal financiadora de campanha nas últimas eleições – recuou e propôs a retirada do requerimento sobre a SOS Mata Atlântica. O objetivo era que o convite a seus financiadores também fosse retirado. A jogada não deu certo. Firme em sua decisão, Valente manteve o pedido. Em seguida os requerimentos foram votados e aprovados pelo plenário da comissão.