por José Correa Leite – Publicado no blog Outra Política
O Fórum Social Grande Porto Alegre Dez Anos é um evento muito diferente dos Fóruns anteriores. Ele foi concebido para ser muito menor, mais focado e centrado politicamente, sendo, portanto, de um evento muito distinto dos Fóruns de 2001 a 2205.
Seu deflagrador e seu núcleo é o seminário “10 anos depois: desafios e propostas para um outro mundo possível”, que ocorrerá todas as manhãs, de 25 a 29 de janeiro, e no dia 29 pela tarde, em quatro espaços em Porto Alegre: Gasômetro, duas docas anexas e a Assembléia Legislativa, com as principais referências do processo Fórum Social Mundial. O blog do seminário é: http://seminario10anosdepois.wordpress.com/. Ai já estão contribuições de alguns dos participantes das suas seis mesas.
A programação deste Seminário é a seguinte:
1º dia, 25/01, 2010 FÓRUM SOCIAL MUNDIAL – BALANÇO DE 10 ANOS
2º dia, 26/01/2010 CONJUNTURA MUNDIAL HOJE
Mesa 1: Conjuntura Ambiental
Mesa 2: Conjuntura Econômica
Mesa 3: Conjuntura Política
Mesa 4: Conjuntura Social
3º dia, 27/01/2010 ELEMENTOS DA NOVA AGENDA I
Mesa 1: Bens-Comuns
Mesa 2: Sustentabilidade
Mesa 3: Economia e Gratuidade
Mesa 4: Bem-Viver
4º dia, 28/01/2010 ELEMENTOS DA NOVA AGENDA II
Mesa 1: Organização do Estado e do Poder Político
Mesa 2: Direitos e Responsabilidades Coletivas
Mesa 3: Novo Ordenamento Mundial
Mesa 4: Como construir hegemonia política
5º dia, 29/01/2010 Manhã: Sistematização das Grandes Questões e Contribuição para o Processo Fórum Social Mundial
Tarde: Iniciativas e atividades rumo à Dakar 2011
Mas nas tardes e noites ocorrerá um Fórum Social Regional, com atividades auto-gestionadas, em outras cidades da Grande Porto Alegre: Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Sapiranga e Gravataí. Veja a descrição no site http://www.fsm10.org/. Quem quiser realizar sua atividade em Porto Alegre deve localizar seu próprio espaço. Haverá atividades como um acampamento da juventude e 1ª Fórum Social e 1ª Feira Mundial da Economia Solidária.
Em paralelo, vai ocorrer, no dia 27 uma atividade de balanço do movimento por justiça climática e o seu seminário de estratégia que tem como horizonte a COP 16, que ocorrerá em dezembro de 2010, na Cidade do México. Tudo indica que será realizada, também, uma reunião de chefes de estado latino-americanos no dia 28, provavelmente no final da tarde, na Praça do Por do Sol.
E estamos organizando um seminário, na seqüência dos debates que travamos em Belém, sobre a convergência de crises e crise de civilização, intitulado “Progresso: para que e para quem? O novo desenvolvimentismo e a necessidade de ultrapassá-lo”, composto de três mesas a serem realizadas em Porto Alegre:
1) A crise e a América Latina: uma oportunidade histórica?, no dia 26 pela tarde;
2) As respostas em curso e os realinhamentos econômicos, sócio-ambientais e geopolíticos, no 26 pela noite,
3) O novo paradigma civilizacional e como viabilizá-lo em nosso continente, provavelmente no 28 pela tarde.