O deputado estadual Raul Marcelo saúda a vitória dos trabalhadores da TV Cultura, que realizaram 10 dias de greve em agosto deste ano contra as arbitrariedades promovidas pela direção da Fundação Padre Anchieta (gestora do sistema de rádios e TV Cultura).
No julgamento da greve, o Tribunal Regional do Trabalho reconheceu o direito dos trabalhadores ao cumprimento integral da convenção coletiva da categoria por parte da empresa e estabilidade no emprego até fevereiro do ano que vem. Com isso, a Fundação Padre Anchieta terá que pagar o abono de 35% sobre os valores dos salários e cumprir as demais cláusulas da convenção.
Outra vitória dos funcionários da RTV Cultura foi a garantia de que as horas paradas não deverão ser compensadas e, nos casos em que já houve compensação a empresa deverá pagar essas horas como extraordinárias. Além disso, a greve não foi considerada abusiva, como pretendia a empresa, vinculada ao governo estadual.
Como resultado da paralisação, os trabalhadores já tinham conquistado um índice de reposição salarial acima do previsto no acordo coletivo (de 6,03%). No entanto, a empresa se recusava a pagar o abono reconhecido como legítimo por todo o patronato do setor.
Ainda cabem recursos à decisão judicial, mas a decisão do TRT evidencia a legitimidade da greve.
Fonte: Site do deputado estadual Raul Marcelo