O governador de São Paulo, João Doria, resolveu fazer gracinha de carnaval no twitter ontem (01/03). Afirmou que vai aumentar o salário dos servidores públicos estaduais do estado, mas não apresentou nenhum projeto de lei para isso na Assembleia Legislativa paulista. Para alterar o valor dos salários desses trabalhadores, é preciso que os deputados estaduais votem uma lei com esse objetivo. Sem projeto do governo, o que Doria fez foi espalhar fake news com fins eleitorais, bem ao seu estilo.
Antes de mais nada, é importante explicar que se a história fosse verdade, não se trataria de um aumento, e sim de um reajuste salarial. A inflação corroeu os salários do serviço público nesses anos de Bolsonaro, assim como ocorreu com os trabalhadores da iniciativa privada. Algumas categorias tiveram perdas de mais de 20% em seu poder de compra nos últimos 3 anos, o que prejudicou milhares de famílias e causou muito endividamento. Entretanto, nem essas perdas Doria repôs, agora vem falar de aumento. O descaso com o serviço público não é de hoje. O governador que ajudou a eleger Bolsonaro, o Bolsodoria, não paga sequer o piso nacional dos professores da rede pública estadual.
Caso o reajuste de Doria realmente se concretizasse, ajudaria a amenizar as perdas desses funcionários que estão na linha de frente da luta contra a covid-19 atendendo, orientando, curando e, em muitos casos, até morrendo para ajudar a população na pandemia. O PSOL-SP continuará lutando para que esses profissionais sejam valorizados e faz um desafio a Doria: tenha palavra e cumpra com o que disse. Reajuste o salário dos servidores e servidoras paulistas.. Cadê o projeto de lei, Doria?