PSOL SP, em seu 7º Congresso Estadual, elege João Paulo Rillo, seu novo presidente estadual. Militante e vereador do PSOL em São José do Rio Preto, sua militância tem origem no movimento estudantil e na cultura. É ator, diretor de teatro e bacharel em Direito.
Foi vereador em Rio Preto de 2005 a 2008. A atuação de Rillo como parlamentar o credenciou para a disputa pela Prefeitura de Rio Preto em 2008: numa eleição acirrada, obteve, no segundo turno, 103.967 votos (49%).
Rillo é um dos idealizadores e fundadores do Centro Cultural Vasco, que se tornou um dos mais conhecidos espaços culturais da cidade e do Estado.
Em 2010, elegeu-se deputado estadual, com 111.822 votos. Em 2011, foi escolhido líder da oposição; em 2012, foi presidente da Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, integrante da Comissão da Verdade do Estado de São Paulo “Rubens Paiva”; em 2013, foi líder da bancada do PT, seu partido a época. Seus mandatos foram pautados na defesa dos servidores públicos do estado, da cultura, da educação e das universidades públicas. Foi o deputado que mais combateu os esquemas de corrupção dos governos tucanos e lutou para fazer o povo protagonista dentro daquele parlamento tão distante das pessoas.
Em 2020, foi eleito vereador pelo PSOL com 4.272 votos, com o objetivo principal de garantir a participação popular nas decisões que afetam a vida da população.