É com muita tristeza que recebemos a notícia do falecimento do companheiro Alípio Freire neste 22 de abril de 2021. Vítima da covid-19, foi internado e lutou bravemente, mas não resistiu.
Alípio Raimundo Viana Freire nasceu em Salvador em 1945 e desde jovem se engajou na luta contra a ditadura, o que lhe rendeu o cárcere, a tortura e cinco anos de prisão. Foi militante da Ala Vermelha.
Com a queda do regime militar, participou da construção do PT nos anos 1980. Jornalista, artista plástico e escritor, Alípio sempre dedicou sua vida e seu conhecimento à organização e ao apoio a movimentos sociais como o MST e as Mães de Maio, entre outros.
Fez filmes, escreveu livros e poesias, editou jornais, trabalhou e lutou. Viveu intensamente aliando arte e frescor ao cotidiano duro da vida e da política.
Um inconformado com as injustiças do mundo, sempre rigoroso na análise e generoso no gesto, Alípio atravessou gerações de lutadores sociais semeando sonhos, utopia e poesia, e deixará exemplos do bom combate, de seu humor e sua camaradagem. É mais uma vítima da crise sanitária e da política genocida dos atuais governantes do país.
A perda de Alípio Freire nos faz reafirmar nosso compromisso de seguir lutando pelo bem das futuras gerações e pelo socialismo.
Um PUTABRAÇO, camarada Alípio Freire. “Nós também queremos a Lua!”
Sempre presente!
Executiva do PSOL SP.
22/04/2021