A Frente Parlamentar de Solidariedade a Cuba, coordenada pelo deputado estadual Raul Marcelo (PSOL), esteve presente no ato político-cultural realizado pelo Movimento Paulista de Solidariedade a Cuba (MPSC) nesse domingo, dia 26 de julho, em homenagem ao Dia da Rebeldia Cubana.
O evento, que foi realizado na sede da Educafro, contou com a presença de cerca de 150 militantes que reverenciaram a data que marca o assalto ao quartel general de Moncada, em Santiago de Cuba, pelo grupo liderado por Fidel Castro, em 26 de julho de 1953. Essa ação é um marco da Revolução Cubana, que triunfaria em 1º de Janeiro de 1959, depondo o ditador Fulgencio Batista.
Estiveram presentes Marcelo Buzetto, da direção estadual do MST; Raphael Martinelli, presidente do Fórum Permanente dos Ex-Presos e Perseguidos Políticos; Luiz Bernardo Pericás, doutor em História Econômica pela USP; Cônsul Geral de Cuba em São Paulo, Embaixador Carlos Trejo Sosa; e o representante do Consulado venezuelano, Luis Delgado. Após o ato político, o grupo musical cubano Sandunga animou os presentes com canções da ilha.
Este ano, as atividades em comemoração ao 26 de julho compuseram uma agenda mais ampla junto aos países da Alternativa Bolivariana para as Américas – Alba. Além das atividades promovidas e apoiadas pelo MPSC, o Consulado Geral da República Bolivariana da Venezuela está realizando atividades em memória do natalício de Simón Bolívar, comemorado em 24 de julho.