A Direção Estadual do PSOL-SP vem a público para reafirmar a política nacional de alianças do PSOL, que autoriza coligações com o PSTU e com o PCB, e veta com partidos da direita, sendo expressamente proibidas alianças com PSDB, DEM, PMDB, PR, PRB, PTB, PSD, PPS, PSC, SD e PP. Outros casos foram julgados pelas direções estadual e nacional, parte tendo sido acolhida, outras tendo sido negadas.
Não aceitamos e não aceitaremos descumprimento a esses dispoitivos. E, nos poucos casos em que isso foi feito por parte das direções municipais (veja a lista abaixo), a direção estadual atuou com firmeza e transparência, dissolvendo a direção municipal e entrando com recurso no TRE pedindo o indeferimento das candidaturas.
No grave momento que atravessamos, o PSOL opta por ser um polo aglutinador de forças na luta contra os desmandos do governo ilegítimo de Michel Temer e em defesa dos interesses dos de baixo. Repudiamos alianças feitas contrariamente às deliberações da direção e reafirmamos o nosso projeto político, que é a luta pelo Fora Temer e a construção de um alternativa real para a Classe Trabalhadora.
Lista de coligações não-autorizadas pela direção partidária no estado de São Paulo:
Avaré
Araçariguama
Artur Nogueira
Cananéia
Dois córregos
Duartina
Ibitinga
Juquiá
Mairiporã
Novo Horizonte
Orlandia
Pitangueiras
São Pedro
São Sebastião da Grama