O deputado estadual do PSOL Carlos Giannazi apresentou ontem (22) proposta de projeto de lei que torna obrigatória a eleição direta para reitor e vice-reitor nas universidades públicas estaduais – Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Estadual Paulista (Unesp).
De acordo com Giannazi, a atual estrutura de poder da USP é uma das principais causas da greve nesta universidade. “Temos de banir esse anacronismo antidemocrático de eleição onde um pequeno colegiado, que não representa minimamente a comunidade acadêmica, com toda a sua diversidade, escolhe o reitor”, afirmou o deputado.
Giannazi disse ainda que “é intolerável” o fato de o reitor ser escolhido em uma lista tríplice, pelo governador do estado, que não conhece o cotidiano da universidade.
Hoje (23), funcionários e professores da universidade decidiram permanecer em greve. Ontem, terminou sem acordo a reunião entre a reitoria da USP e representantes dos funcionários e professores em greve. Um novo encontro ficou marcado para a próxima segunda-feira (29). A greve começou no dia 5 de maio.
Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil