São Paulo dispõe de 55 cadeiras de vereador. As funções principais de um vereador são criar e aprovar leis de interesse da população e fiscalizar a prefeitura. Porém, segundo instituições de pesquisa sobre política, uma boa parte das leis criadas não tem impacto na vida da população – nomes de praças e ruas, sessões solenes de homenagens a pessoas e até a outras cidades. Dos vereadores atuais na Câmara, 8 dedicaram mais da metade de seus projetos criando leis sem importância. O campeão dessas leis é o vereador Zelão do PT.
O PT é o partido com a maior bancada de vereadores na Câmara de São Paulo. Onde está a oposição ao governo Kassab? O que tivemos de notícia de fiscalização efetiva do trabalho da Prefeitura por parte desses vereadores? Quem tem denunciado os esquemas escondidos da Prefeitura e da própria Câmara tem sido a imprensa, e não os vereadores. Como no recente caso da fraude no ponto dos vereadores para fugir de descontos salariais por atrasos e faltas. Ou o processo em cima de Hussein Aref, diretor do departamento da Prefeitura que libera as grandes obras imobiliárias a serem construídas na cidade, e que comprou 106 imóveis em 7 anos, com preços muitos abaixo dos valores de mercado, indicando um evidente favorecimento por parte das construtoras.
Ainda assim, 51 dos 55 vereadores atuais buscam a reeleição, e 14 ex-vereadores estão tentando voltar à Câmara. Alguns deles tentam o quinto ou sexto mandato consecutivo! Precisamos romper com essa roda dos velhos corruptos se perpetuando e sugando os recursos públicos. Os vereadores devem estar lado a lado da população, serem os porta vozes dos nossos interesses e terem propostas concretas para a cidade.
O PSOL, pelo 4º ano consecutivo, tem seus parlamentares entre os mais bem avaliados pela população e pelos jornalistas. Se você pode votar nos melhores, por que votar nos piores? Exercite seu poder de escolha e seja a mudança que você quer para São Paulo! São necessários 150 mil votos para eleger um vereador. Seja 1 dos 150 mil: vote nos vereadores do PSOL!