O Partido Socialismo e Liberdade (Psol) realizou na tarde deste domingo, dia 17, a sua convenção onde confirmou a candidatura de Stanislau Szermeta, o Stan, a prefeitura de Taboão da Serra. Seu vice será Wiliam Donizeti Felippe, do PSTU. A coligação deverá lançar 13 candidatos a vereador. Essa é a primeira chapa oficializada na cidade.
A coligação batizada de “Frente de Luta Socialista” apresentou na convenção uma carta de compromisso dos candidatos, além de um esboço do programa da frente, que devera ganhar mais corpo nas próximas semanas com a participação de todos os filiados dos dois partidos. “Somos o novo que não se curva ao capital”, disse Stan durante a apresentação de sua candidatura. A convenção aconteceu na escola José Inácio Maciel, no Jd. Maria Rosa e reuniu cerca de 50 pessoas.
Convenção do Psol e PSTU neste domingo, dia 17
A chapa promete, principalmente, lutar pelos interesses sociais e garante que toda a campanha será bancada pelos próprios filiados, sem doações de empresas. “Somos um partido pobre, mas trabalhador. Vamos fazer rifas, arrecadar contribuições de amigos, mas não queremos dinheiro de empresas, não vamos ficar com o rabo preso. É difícil, mas nossa campanha será 24 horas nas ruas”, afirmou Stan.
Professor Toninho, filiado ao Psol de Embu das Artes, disse que a candidatura de Stan representa uma chance de mudança na cidade. “O Wagner [Eckstein], o Aprígio e o Fernando Fernandes são tudo farinha do mesmo saco. Essa nossa coligação junta dois partidos socialistas que lutam pela classe trabalhadora”.
Segundo Wiliam Donizeti, a coligação entre os dois partidos é o resultado de “um processo de construção, não só eleitoral, mas de projeto para Taboão da Serra”. O candidato a vice-prefeito lembrou diversas ações realizadas pelos movimentos sociais e pelas duas siglas. “Tivemos a greve de 2005 do funcionalismo, a luta das ADIs, a luta do MTST, a campanha contra o aumento do IPTU e a mudança de zoneamento urbano, além da luta contra a corrupção e o Fora Evilásio”.
Wiliam Donizeti fez duras críticas ao PT, que na época do pedido de afastamento do prefeito Evilásio, defendeu o governo. “O Evilásio só não saiu [do cargo de prefeito] porque o PT estava do lado, apoiando. O PT é o principal responsável por esse governo corrupto que está aí”, disse. O candidato a vice também disse que o tucano Fernando Fernandes “não é mudança”. “Quem pode trazer mudança é esse grupo aqui”.
Apoio
Um dos líderes do Movimento dos Trabalhadores Sem teto, Guilherme Boulos, prestigiou o evento e disse que o MTST irá apoiar a candidatura de Stan. “As conquistas que o movimento teve não vieram da prefeitura, tudo o que conquistamos veio de uma postura de luta e enfrentamento contra os governos que estão ao lado do capital”.
Matéria Publicada originalmente no Portal O Taboanense