A Frente Parlamentar em Defesa do Voto Aberto realiza amanhã, dia 30 de maio (quarta-feira), ao meio-dia, na rampa do Congresso Nacional, ato para que seja votada a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 349/2001, que acaba com o voto secreto no Poder Legislativo. Em seguida, os deputados devem se reunir com o presidente da Câmara, deputado Marco Maia.
“Em nome da ética, da democracia e da transparência deve valer o voto aberto em todas as votações da Câmara e do Senado”, enfatiza o deputado Ivan Valente (PSOL/SP), coordenador da Frente. Ele destaca que o eleitor precisa saber de que forma seu parlamentar está votando, principalmente em momentos como o atual do Congresso, que passa por uma CPMI, que investiga corrupção entre um contraventor e parlamentares, e um Conselho de Ética, que investiga um senador, Demóstenes Torres.
As ações da Frente Parlamentar em Defesa do Voto Aberto começaram nesta terça-feira 29, com vários deputados membros fazendo discursos e cobrando do presidente Marco Maia a inclusão da PEC na pauta de votação.
A PEC 349/2001 extingue o voto secreto na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, foi votada em 2006 e aprovada por unanimidade, mas ainda precisa ser votada em segundo turno. Depois de aprovada na Câmara, a PEC segue para o Senado.
“Não podemos mais passar pelo constrangimento e desgaste que é o voto secreto no Congresso Nacional”, afirma o deputado Ivan Valente.
Do site da Liderança do PSOL na Câmara dos Deputados