No dia 24 de março de 2012, filiados do partido reuniram-se na cidade para constituírem a executiva provisória na cidade, haja vista a necessidade de responder ao apelo organizativo, político e eleitoral, diante do calendário das eleições que se aproximam.
Por Aldo Santos
Nessa reunião que foi acompanhada por dirigentes da executiva nacional e estadual do Partido, foi indicado como presidente o companheiro Eduardo Quirino e como secretário o professor Alberto Tciianelli. De lá para cá, ocorreram reuniões e o partido avança no sentido de lançar candidatos a vereadores e até mesmo candidato a prefeito pelo partido na cidade.
No dia 14 de abril, foi realizada uma nova reunião, com a presença dos membros da direção provisória de Ribeirão Pires, do presidente do partido de Mauá, André Sapanos, da Presidente do Partido de SBC, Maria de Lourdes, além de dirigentes da TLS e representantes da Executiva e do Diretório Estadual do Psol.
Após debate dos filiados, foi aprovado a realização de uma nova plenária para o dia 28 de abril as 14 horas, para constituir o diretório municipal e avançar na organicidade partidaria. Essa plenária será realizada na sede do partido em Ribeirão Pires situado na Rua Epitácio Pessoa, n°430, no Jardim Luso. Nessa plenária será debatida a composição do Diretório Municipal, chapa de candidatos a vereadores, bem como definir sobre o lançamento de candidatura ao cargo majoritário. Pretende-se ainda debater a conjuntura geral e municipal, além de um programa e plano de ação para enfrentar a elite política da cidade.
Nessa estratégia eleitoral, foi proposto pelo presidente do partido de Mauá, André Sapanos a retomada do debate sobre a realização 2° Encontro regional do partido, para traçar políticas regionais, fortalecer o partido na mídia das cidades, bem como divulgar ainda mais os nossos pré-candidatos a prefeitos e vereadores da região.
Ainda nessa linha, na assembleia dos professores da capital, conversei com o Deputado Estadual Carlos Giannazi, onde propus ao mesmo que lidere a convocação de uma reunião regional com os pré-candidatos da Grande São Paulo e a direção do partido, uma vez que o impacto da eleição da capital, influencia fortemente os eleitores desse privilegiado bolsão eleitoral.
Mesmo diante de inúmeras dificuldades, o partido vem crescendo na região e aponta para a viabilidade eleitoral no pleito que se aproxima. Em Mauá os companheiros estão animados e bem posicionados colocando o partido na disputa municipal. Em Santo André, esperamos que o irmão do ex- prefeito Celso Daniel aceite disputar a candidatura de prefeito, o que colocaria o partido na disputa eleitoral, bem como alavancaria como um todo a sigla na região do ABCDMRR.
Em São Caetano, o debate está evoluindo e a viabilidade eleitoral também está posta.
Em São Bernardo do Campo, o processo eleitoral está se definindo e o Psol também estará na disputa.
Em Diadema, esperamos que também reproduza o grau de evolução partidária que vem crescendo na região.
Em Rio Grande da Serra, aos poucos o partido vem firmando posição a partir de militantes históricos da cidade.
Com a consolidação em Ribeirão Pires e com a nossa união e organização regional, estamos nos preparando para surpreender os adversários que com arrogância política acham que vão enganar os eleitores por mais quatro anos.
Lutar, resistir e mudar é preciso!!!
Aldo Santos, Ex-vereador em SBC, coordenador da apeoespsbc, Militante do psol, Presidente da associação dos professores de filosofia e filósofos do Estado de São Paulo.