Entramos na reta final da campanha, uma fase decisiva, momento de conquistar os eleitores ainda indecisos, de disputar voto a voto, de consolidar o voto daqueles que já manifestam intenção de votar no PSOL e de ampliar o apoio às nossas candidaturas.
É na reta final que o eleitor toma a decisão sobre em quem vai votar efetivamente, em especial para as eleições proporcionais, segundo dados da pesquisa DataFolha realizada entre os dias 8 e 9 de setembro e divulgada neste domingo (19), 66%, dois em cada três eleitores, ainda não decidiu em quem votar para deputado federal. Destes, 59% diz que vai decidir mais perto das eleições, 25% pretende escolher nos próximos dias, e 15% não sabe.
É agora que o trabalho de rua ganha mais importância, que a visibilidade de cada candidatura se torna decisiva, assim como a amarração do voto, o contato direto com cada apoiador, com cada potencial eleitor. Ganha espaço a mobilização, a criatividade, a tomada de iniciativas que coloquem a campanha em movimento, mostre a cara do PSOL, dispute na sociedade as nossas posições, afirme o partido como alternativa. Sem medo das campanhas milionárias, das que forram as ruas de cabos eleitorais pagos e poucos motivados.
Independente da falta de recursos financeiros, precisamos ir para as ruas, incentivar apoiadores, amigos e familiares a fazer o mesmo, multiplicar o nosso campo de ação, fazer nossas campanhas ganhar cada vez mais volume. É o famoso, agora ou nunca. Passado o dia 3 de outubro, não tem mais campanha. Portanto, vale todo o esforço nesta reta final.
Devemos intensificar também nossa campanha na internet, pedir aos amigos, familiares e apoiadores que se disponham a enviar mensagens pedindo votos, divulgando a campanha, as propostas. Usar as redes sociais, Twitter, Orkut, Facebook etc, para intensificar a divulgação de cada candidatura. Intensificar o uso do site de campanha, publicando todas as ações, reuniões, visitas e a opinião do candidato.
Devemos aproveitar também a maior divulgação dos nossos candidatos majoritários, é na reta final que o interesse pela campanha na TV e rádio ganham mais relevo, é agora que acontece os debates mais importantes. Paulo Bufalo estará no debate da Rede Record no dia 20 de setembro e no debate da Globo no dia 28. Já Plínio, participa do debate da Record no dia 26 de setembro e do debate da Globo no dia 30. Vamos intensificar a cada dia depois do debate a agenda de rua, momento em que é possível aproveitar o desempenho dos nossos candidatos para então conversar com o eleitor e amarrar o voto e o apoio.