O próximo período será certamente um dos mais importantes da história do PSOL e entender isso é ter também o comprometimento para construir um partido que esteja do tamanho dos desafios que iremos enfrentar em São Paulo e no Brasil. Para isso, faz-se necessário um esforço organizativo a ser construído e coordenado pela Direção Estadual.
Nesse próximo período temos que ter um grande esforço para acúmulos políticos de formação e mobilização com nossos militantes, além de promover um crescimento expressivo no número de novos filiados, tudo isso demanda organização e planejamento.
Nesse sentido, daremos início a organização do Partido por Macrorregiões com foco no enraizamento do partido. Prioridade dessa gestão, a organização do PSOL em macrorregiões é necessária. Avançando organizativamente, o partido avançará também em enraizamento, construção e auxiliará na organização regional, promovendo um diálogo fluido e frequente entre as cidades que partilham a mesma macrorregião.
Diante deste cenário, o Diretório do PSOL de São Paulo reunido em 29 de março de 2025, aprova a seguinte resolução para a criação e organização das macrorregiões:
- Para a criação das Macrorregiões, serão observados os seguintes critérios:
- a) Balanço das Cidades Sedes
- b) Representação Parlamentar
- c) Organização Partidária
- d) Número de Eleitores / Filiados ao PSOL
- As coordenações regionais – Macrorregiões – do PSOL São Paulo são espaços organizativos sem natureza deliberativa orientados pela direção estadual.
- Compete à Secretaria de Organização propor a divisão e organização das Macrorregiões para deliberação da Executiva Estadual;
- A coordenação de cada Macrorregião será proposta pela Secretaria de Organização para deliberação da Executiva Estadual e serão constituídas de forma provisória.
- Em até um ano após a indicação da coordenação provisória pela Executiva Estadual, o Diretório Estadual promoverá encontro das macrorregiões constituídas, para eleição definitiva das coordenações;
- As Secretarias de Organização e de Finanças, em conjunto com a Presidência, apresentarão uma proposta de financiamento das Macrorregiões;
- Quando da proposta da divisão das Macrorregiões, a Secretaria de Organização deverá apresentar diretrizes gerais para as coordenações e posteriormente, em conjunto com as coordenações constituídas elaborar um Caderno das Macrorregiões, em que constará as diretrizes, obrigações e tarefas das Macrorregiões.
Por fim, aprova ainda o seguinte calendário:
- Na primeira reunião subsequente à aprovação da Resolução: discussão e aprovação da constituição das Macrorregiões e proposta de financiamento;
- Na segunda reunião subsequente à aprovação desta Resolução: indicação, discussão e aprovação dos nomes para coordenações.
São Paulo, 29 de março de 2025.
Diretório Estadual – PSOL São Paulo