Domingo, 25 de maio, e ontem, 26, repercutiu em rede nacional, no Programa Domingo Espetacular e no Jornal da Record, a chacina policial que resultou na morte de 4 pessoas (2 menores), ocorrida no dia 08 de novembro de 2019, no Dique da Caixeta/São Vicente, feita por policiais militares lotados no 2º Batalhão de Operações Policiais de Santos.
O ocorrido já havia repercutido muito na Baixada Santista na época dos fatos, pois um vídeo do corpo de um menor sendo jogado num canal circulou nos jornais locais e nas redes sociais.
As reportagens são fruto do trabalho de apuração do advogado filiado ao PSOL/São Vicente, Rui Elizeu, que advoga para duas das famílias que tiveram os filhos assassinados, e da coragem das famílias e da comunidade em denunciar a violência policial.
As matérias veiculadas destacam que no Inquérito Policial feito pela PM apenas os policiais foram ouvidos e nenhuma diligência ao local das mortes foi feita. Ou seja, é uma peça investigatória SEM INVESTIGAÇÃO. Não foram ouvidos os familiares das vítimas e nem outras testemunhas, incluindo um sobrevivente.
A TV Record pediu análise de um perito sobre os laudos do inquérito e este afirmou haver fortes indícios de que não ocorreu troca de tiros – como dizem os policiais – mas execução.
O caso é um dos mais tristes que já aconteceram na história contemporânea de São Vicente, numa conjuntura nacional igualmente triste em que se verifica um espírito de “justiçamento punitivista”, com mortes violentas perpetradas pela polícia, divulgadas pela imprensa e pelas redes sociais causando júbilo em parte da sociedade.
O jornalismo investigativo da Rede Record esteve no local dos crimes e ouviu pessoas moradoras do local presentes na ocasião da chacina, que confirmaram as execução das vítimas pelos policiais do 2º BAEP.
Destacamos, por fim, que este batalhão foi o mais violento de todo estado de São Paulo, matando 26 pessoas, entre janeiro e novembro de 2019. A já violenta polícia que mata sobretudo jovens negros de periferia tem aumentado ainda mais sua barbárie nos últimos anos.
Nós, do PSOL São Vicente, estamos elaborando um “mapa da morte”, pois há notícias de incursões semelhantes com indícios de outras execuções feitas pelo mesmo batalhão, não sabendo-se, ainda, em que pé estão as apurações destes casos.
Veja as reportagens completas no links abaixo.
Domingo, 25/05 no Domingo Espetacular
https://recordtv.r7.com/domingo-espetacular/videos/exclusivo-delegado-que-investiga-acao-policial-suspeita-pede-arquivamento-do-inquerito-24052020
Segunda, 26/05, no Jornal da Record